Acessórios indispensáveis para precificação
Fita cross: A fita cross é um importante recurso de marketing no ponto de vendas e também é popularmente conhecida como clip strip. Um dos principais aspectos da fita cross é que ela é produzida em polipropileno com impressão em tecnologia off-set. Nela, são grampeados os produtos que se deseja exibir, destacando produtos em promoção ou aqueles que se deseje aumentar o volume de vendas. Investir na fita cross garante ao comércio uma série de benefícios. Primeiramente vale notar que este é um recurso cuja produção é de baixíssimo custo. Este fator, associado à sua elevada eficiência em alavancar as vendas, faz com que a fita cross ofereça um excelente custo-benefício para varejistas dos mais diversos segmentos de mercado.
Outro fator a se destacar na fita cross é basicamente estrutural. Ela é composta de diversas inserções adequadas para a disposição vertical ou horizontal dos produtos (sendo mais comum o uso vertical). Desta forma, eles são posicionados exteriormente à gôndola, adquirindo muito mais destaque no ponto de vendas. Além disso, ela conta com uma testeira na região superior. Isto permite o emprego de materiais de comunicação visual que indicam a identidade da marca e reforçam o desejo de consumo. Vale notar também que o posicionamento dos produtos na fita cross facilita o acesso do consumidor, estimulando o consumo por conveniência.
Stopper: O stopper para gôndolas fica fixado de maneira perpendicular à gôndola, normalmente na altura dos olhos, sendo muito eficiente em captar a atenção do cliente para uma marca ou produto específico. Geralmente, possui uma largura de 15 centímetros e uma altura entre 20 a 40 centímetros, pode ser de papel ou plástico, a depender do objetivo do marketing. É importante ressaltar que cerca de 80% da decisão de compra se faz no pdv (ponto de venda), enfatizando a importância da boa organização dos produtos nas gôndolas, mas também nas ações de marketing realizadas por meio de um stopper para gôndolas. Assim, ele permite uma maior eficiência na comunicação de acordo com os padrões estabelecidos, seja para apresentação de novos produtos, ou para ações promocionais.
Há empresas especializadas, assim como a Sinotic, que fabricam stopper para gôndolas. Dessa maneira, sejam feitos de papel ou plástico, têm maior durabilidade e melhor fixação à gôndola. Com ferramentas práticas e baratas, é possível aumentar a lucratividade e a divulgação dos produtos no setor do varejo.